Você provavelmente já ouvir falar no Google Ads. Anteriormente conhecido como Google Adwords, o Google Ads é a ferramenta mais utilizada pelas empresas para alcançar clientes potenciais por meio de anúncios segmentados e precisos.
Disponibilizando múltiplos formatos de anúncio, recursos e configurações, o Google Ads permite que você divulgue seus produtos ou serviços por meio de links patrocinados, ou seja, por meio de anúncios pagos que podem aparecer:
- Nos resultados de pesquisa no Google (acima ou abaixo): quando alguém efetua uma busca no Google, o Goolge utiliza seu algoritmo de busca para classificar as páginas que melhor atendem ao termo de pesquisa informado e disponibiliza a parte de cima e a de baixo dos resultados de pesquisa para o Google Ads exibir seus anúncios. Considerando a segmentação usada na campanha, o algoritmo do Google Ads determina os anúncios que serão exibidos e sua sequência com base nos seguintes fatores: a relevância do anúncio e do conteúdo da página de destino (landing page) que será mostrada ao usuário, a capacidade dessa página de destino (landing page) em gerar conversões e o interesse do anunciante em aparecer na busca;
- No Google Play, Google Shopping e Google Maps: alcançam usuários enquanto navegam por produtos ou serviços nos aplicativos e plataformas do Google;
- Na Rede de Pesquisa do Google: expande seu alcance para sites parceiros que utilizam mecanismos de busca integrados ao Google;
- Rede de Display do Google: a Rede de Display do Google é formada por milhões de websites afiliados ao programa de divulgação do Google chamado Google AdSense. Na Rede de Display seu anúncio pode ser segmentado para ser exibido em sites cujo conteúdo esteja relacionado com seu anúncio e para pessoas que possuem o perfil que você definiu como seu público-alvo.
Que fatores potencializam a efetividade do Google Ads como ferramenta de marketing de busca?
A efetividade do Google Ads como ferramenta de marketing de busca por meio de propaganda por palavra-chave (links patrocinados junto ao Google) se dá devido aos seguintes fatores:
- Cada vez mais as pessoas, seja para atender suas necessidades pessoais ou as relacionadas ao desempenho de suas funções no meio empresarial, recorrem aos buscadores na web. Segundo estudos, cerca de 93% das interações na web começam por meio de mecanismos de busca;
- O Google é o principal mecanismo de busca usado no mundo.
Quando alguém vê seu anúncio apresentado pelo Google Ads em seus resultados de busca, nos demais sites do Google ou na Rede de Pesquisa do Google é porque seu anúncio e palavras-chaves estão relacionadas aos termos de pesquisa utilizados pela pessoa que usou o mecanismo de busca. Ou seja, seu anúncio está sendo visto pelas pessoas no exato momento em que elas estão envolvidas com o processo de compra.
Quando alguém vê seu anúncio apresentado pelo Google Ads na Rede de Display é porque seu anuncio e palavras-chaves estão relacionados ao conteúdo do site que o apresenta ou as pessoas que estão visualizando anúncio possuem o perfil que você definiu como seu público-alvo.
Quando alguém clica em seu anúncio apresentado pelo Google Ads em seus resultados de busca, nos demais sites do Google, na Rede de Pesquisa do Google ou na Rede de Display do Google é por que seu anúncio despertou o interesse dessa pessoa, a qual pode estar efetivamente envolvida com o processo de compra. É somente nesse momento que você paga. Ou seja você só paga se alguém que está efetivamente envolvido com o processo de compra de seu produto ou se interessou por ele visitar seu site ou ligar para sua empresa. Quando seu anúncio é apenas visualizado e não gera visitas ao seu site ou ligações a partir dele, não existe cobrança.
Em outras palavras, no Google Ads, você só paga quando seu anúncio gera resultados, como cliques ou ligações. Isso garante que seu investimento seja direcionado para quem realmente está interessado no que você oferece.
Se você deseja atrair novos visitantes para o seu website, aumentar suas vendas on-line, receber mais ligações ou fazer com que seus clientes retornem, o uso de campanhas de links patrocinados baseados em palavras-chaves pode ser bastante útil. Ele te possibilita alcançar as pessoas certas no momento certo: pessoas que estão pesquisando sobre o que você oferece ou que possuem o perfil correspondente ao seu público-alvo.
Mas como usar o Google Ads de forma eficiente e eficaz na prospecção de clientes, geração de leads e efetivação de vendas?
O desenvolvimento de uma campanha de marketing de busca com alto grau de efetividade usando Google Ads demanda o conhecimento sobre os recursos e ferramentas que o Google Ads possui e diversas competências tecnológicas, empresariais, de marketing, de comunicação e de geração de conteúdo.
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